top of page

Ambientes Educativos e o Lugar da Criança - Uma Vivência na EMEF Amorim Lima.

São Paulo, 2018.

Esta publicação é o resultado de um estudo viabilizado por uma vivência feita na Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Amorim Lima, localizado na Vila Indiana - SP, pela formanda Paula Hermann, no curso de Arquitetura e Urbanismo na FAU Escola da Cidade. 

O trabalho se iniciou com uma inquietação sobre a produção dos espaços destinados à educação na esfera pública: porque seguimos um modelo institucional tão congelado e padronizado, voltado para o controle e para o racionalismo? O que esse espaço proporciona de experiência para as pessoas que os habitam?
A partir daí, começou uma busca por entender os projetos e a filosofia desses equipamentos, junto a uma reflexão de uso do espaço e como esses mesmos retratam a organização da sociedade em si.

Foi nesse contexto que localizamos a EMEF Amorim Lima, escola pública que traz um conceito revolucionário de relacionar-se com os ambientes à nossa volta, e portanto, com o mundo como um todo. Por conta da sua pedagogia não tradicional, criaram-se ali milhares de possibilidades de reapropriação de si mesmo através do espaço e situações onde vemos como a arquitetura tem a capacidade de influenciar as relações entre pessoas. 

Este Trabalho de Conclusão é um mergulho de um ano nesse local, experienciando atividades, aulas e brincadeiras com crianças e adultos da Amorim.

elevação tratada.jpg
desenhos.jpg

Leia toda a publicação na íntegra:

  • LinkedIn - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
bottom of page